Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Twenty Something

WHITE HOUSE

 

Esta casa de dois andares revestida a tijolo cinzento está localizada num pequeno Hutong - Um tradicional recanto, beco ou pátio chinês partilhado por várias casas - e contém as zonas de estar no piso térreo, dois quartos no primeiro piso e um escritório na cave. Os Arch studio tiveram o cuidado de restaurar a fachada do edificio mas redesenharam todo o seu interior, tornando chão, paredes e tecto brancos.

 

Tradicionalmente estas habitações localizadas nos hutong tem apenas algumas janelas para garantir a privacidade e como tal o interior recebe muito pouca luz natural. Por conseguinte, esta abordagem monocromática, juntamente com a demolição de algumas paredes interiores, resultou em espaços amplos e bem iluminados, fluindo o ambiente.

 

 

Fulcral foi a remoção de pequenas partes do piso existente para a introdução de uma nova escada que faz a conexão entre os pisos. Coroada por uma vitrina em vidro ao nível do telhado, a escadaria actua como uma espécie de luminária - permitindo que a luz natural viaje até à cave. Para optimizar a penetração da luz do dia, as laterais da escadaria são feitas em aço perfurado, enquanto que a parede estrutural que se encontra por detrás das escadas é mantida inalterada, sugerindo o passado deste edifício.

 

 

 

Para maximizar o sentido de amplitude, os designer utilizaram ripas de madeira verticais em todo o edifício criando as mais variadas funcionalidade: divisórias de espaço que substituem paredes sólidas e permitem assim uma maior circulação de luz pelo espaço, portas de correr e em tectos. O resultado é, como podem ver, um ambiente que, apesar da sua abordagem estritamente minimalista, é ao mesmo tempo rica em texturas.

 

 

s3_renovation_of_xinsi_hutong_house_stairs_by_wang

 

 

 

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Em destaque no SAPO Blogs
pub